Aldeia Areal
Povo Borum/Botocudo em Areal Ancestral
Lugar: Comunidade Ancestral de Areal
Descrição Básica: Chegamos em Areal cedinho. Quem nos levou foi a Combi Mágica de Fê. A energia indígena Guarani nos guiou. Essa apresentação foi marcada pelos cantos Guarani.
Forte a conexão com as crianças dali. Algumas já eram nossas amigas.
Concluindo o momento lúdico trabalhamos o plantio e a pintura em frente a Escola. Foram distribuídas mudas para o pessoal da Comunidade. Tomamos um Café da Tarde na casa de nossa amigas Ziza. Vimos que o trabalho iniciado durante o Festival Regenera Rio Doce (plantio de SAF no quintal) segue vigoroso e animou a família em caminhar com a Regeneração.
De Ziza, escutamos a frase:
-Gostaria de agardecer a vocês. Sabe, depois que foi feito todo esse trabalho, eu senti que houve uma transformação na nossa vida. Hoje posso dizer que sou neta e filha de índigena e que sou indígena também. Do meu jeitinho, porque a caminhada foi difícil, mas hoje sei que sou indígena de Areal.
Ações: Apresentação, plantio na frente da escola, pintura no muro da escola, distribuição de mudas para a Comunidade
Espécie de Vínculo: Ficou em aberto a possibilidade de que a comunidade de Areal tenha um programa na Rádio. Rômulo, professor da Escola e a Amiga que trabalha na cozinha se mostraram interessados em cultivar o vínculo.
Registro da Sisterna para captaçao de agua da chuva
Umas das ações da Aliança Rio Doce foi a instalação de sisternas para captação de agua da chuva em vários pontos da comunidade de Areal. A escola foi um deles e nos registramos o sistema, que a Escola usa cotidianamente.
Horta na Escola de Areal
A escola tem seu projeto de Horta. Aqui um pequeno registro desse projeto.
No Comments