Enter your keyword

Grande Ciclo

Ciclopedalada de Regêneração
Grande Ciclo, Regenera Rio Doce

Pedalamos a Bacia do Rio Doce chamando @s Guerreir@s do Rio Doce para a responsabilidade de reciclar a relação dos humanos com a ÁGUA.
Foi uma CicloCaravana em sentido oposto ao dos rejeitos da Mineração, de Regência-ES a Mariana-MG.
O foco foi visitar e conectar os Centros de Educação ao longo da Bacia, por meio de plantios, vivências de conexão com as águas, jogos e dinâmicas lúdico-didáticas, e levando a voz das crianças através de uma rádio itinerante.

O “Grande Ciclo” se inspira nos saberes nativos, aquilo que “NEM A LAMA DESTRÓI“.
Nossa jornada foi pensada em três etapas ao longo de 3 meses: Foz, Meio, e Alto Rio Doce.
Fomos três oficineiros base e trabalhamos em coletivo com a rede REGENERA RIO DOCE.

Esse projeto conta com a força de vontade dos que nele atuam e com aqueles que são parte de uma rede maior de trabalho pela saúde da Terra (o chamado de Watu!).
Descobriremos junto às crianças da Bacia do Rio Doce como criar laboratórios de Regeneração das águas e o Rio Doce.

Quem somos

Após o Crime da lama que colocou a Bacia do Rio Doce em Crise Sócio Ambiental, o movimento de regeneração do Rio Doce torna-se inevitável. É nesse entusiasmo de transformar a realidade inaceitável que nasce a Aliança Rio Doce. Uma rede de apaixonados pelas Águas. Seres que moram dentro e fora da Bacia e que tem vivo o objetivo de Regenerar o Rio Doce a partir de uma escolha pessoal de transformação espiritual e coletiva.

Não somos uma pessoa jurídica. Somos plantadores de águas:
As Regenerantes partes dessa Aliança pesquisam e desenvolvem (ou melhor, re-envolvem!) Protótipos de Regeneração focando a cura pessoal como semente de coletivos e comunidades saudáveis, fortalecendo a autonomia das comunidades em relação ao contexto e seus desafios.
Das nossas ações surgiu o Festival Regenera Rio Doce como espelho nosso e da nossa rede, que ocorreu na Foz do Rio Doce (Regência, Areal e Entre Rios) em Julho de 2017. O Grande Ciclo começa logo após levando o Espirito do Festival.

Aliança Rio Doce na Foz do Rio Doce

Nosso diario de viagem...

Aldeia Areal

Povo Borum/Botocudo em Areal Ancestral Lugar: Comunidade Ancestral de Areal Descrição Básica: Chegamos em Areal cedinho. Quem nos levou foi a Combi Mágica de Fê. A energia indígena Guarani nos guiou. Essa apresentação foi marcada pelos cantos Guarani. Forte a conexão com as crianças dali. Algumas já eram nossas amigas. Concluindo o momento lúdico trabalhamos […]

Itapina

Temos a missão de regenerar o Rio Doce Dormimos e sonhamos – ALMESCLA Origem do Rio Doce Será verdade que nos encontramos para regenerar? Estamos, então, em uma missão   Nasce o dia Nossa missão é conectar os centros de educação ao longo da Bacia do Rio Doce. Hoje, então, estamos em Itapina e vamos […]

Troca de Saberes

Quinta-feira, pela manhã arrumamos nossas coisas, arranjamos um cantinho seguro para deixarmos as bicicletas e partimos para a estrada, com mochila nas costas, em direção a Governador Valadares. Fritamos os miolos no sol do meio dia e acabamos decidindo pegar um ônibus. Gratidão Rio Doce Help! Nossa guerreira cabeça de vento estava sem identidade. Fomos […]

Movasse

No dia seguinte nos organizamos para retornar para Itapina e agilizar o restante da viagem. Chegando em Colatina, buscamos ônibus para retornar ao IFES, mas não encontramos nada. Decidimos, então, ativar a rede de contatos que tínhamos por ali mesmo. Logo fomos aproximados ao amigo Marcelo que vivia por ali e poderia nos acolher. Passou […]

Baixo Guandú

Em Baixo Guandu, fomos recebidos por Rauã. Nosso Guerreiro guia, amante da água. Revoltado por estar sem Rio. Esperamos 3 horas na praça e conhecemos a república de nossos amigos. Chegamos a querer ficar ali, mas nosso encontro era com Cássia, menina linda. Gerou paixão No seu cantinho ficamos. Com muita paz e harmonia. Avanços […]

Instituto Terra

A viagem de Baixo Guandu a Aimorés foi mais um dia ensolarado onde nossos corações sorriram ao conhecer as curvas de Watu. Na quarta-feira, 11 de outubro, véspera de feriado de dia das crianças, estivemos conhecendo o trabalho do instituto Terra. Camila nos recebeu com muito amor e nos conduziu para uma visita guiada. Contou-nos […]